Adubação verde consiste em plantar espécies que terão funções de trazer nutrientes para o solo, seja por meio de "captação por raízes", ou por geração de biomassa.
A captação por raízes se da por meio de bactérias que se associam as raízes de espécies de plantas (família leguminosa no geral) em um processo de simbiose, absorvendo o nitrogênio do ar e situado no solo, quando as bactérias vão morrendo junto com as raízes.
Plantas de ciclo rápido, como capins, algumas leguminosas, margaridão, girassol, milho, etc..., apresentam uma ótima geração de biomassa, podemos aproveitar essa matéria, incorporando-a ao solo após o corte. Desse modo cria-se uma camada de matéria orgânica que vai sendo decomposta pelos organismos do solo. Nesse processo, todos os nutrientes que a planta capturou do solo são devolvidos a ele, com a adição de nutrientes capturados do ar, ou de camadas mais inferiores. Algumas espécies tem propriedades de corrigir solos ou liberar nutrientes de modo que outras espécies que antes não cresciam ali, possam crescer.
Criando solo
A geração de biomassa no sistema, gera matéria orgânica, essa matéria vai se transformando em solo com o passar do tempo. Uma das melhores fontes de biomassa para a geração de solo, são as madeiras. A quantidade de húmus que forma um tronco é muito maior do que forma em biomassa de folhagens, além da quantidade de vida consolidada que há em um pedaço de tronco em decomposição. Um solo de qualidade é um solo repleto de vida, das mais diferentes formas.
Na floresta podemos ver em uma árvore tombada, dezenas de espécies trabalhando ali. Esse numero aumenta quando essa árvore vai se partindo em pedaços menores que vão entrando em contato com o chão. Com o tempo, a folhagem vai caindo por cima, esses pedaços de madeira vão então se esfarelando e virando solo.
Para se criar solo de qualidade em um tempo reduzido, precisamos cultivar biomassa e madeira, visando trazer ao sistema o máximo de vida consolidada possível.
Um ecossistema funcional é formado por uma gama enorme de espécies, plantas, fungos, bactérias, insetos, aranhas, vermes, animais maiores, etc... Além dessas espécies por si só, um ecossistema possui interações, como planta-solo, planta-bactéria, fungo-planta, planta-animal, animal-fungo, verme-bactéria-solo, e por ai vai...
Podemos analisar essas interações em um sistema como, Quantidade e Qualidade de Vida Consolidada (Ernst Gotsh). Quanto maior for a quantidade e qualidade de vida consolidada no sistema, maior será a fertilidade e assim a produtividade do local. Para consolidar a vida, precisamos enriquecer o sistema, por meio de planejamento e manejo adequado, respeitando os padrões naturais da natureza e das espécies que estamos trabalhando.
Manejo
O manejo é a parte fundamental do sistema agro-florestal. Ele deve ser sempre planejado de modo que gasta o menor esforço possivel para que se possa ter tempo de realizar outras atividades.
O manejo implica desde colher hortaliças, folhagens, frutos ou sementes, até podar ou cortar árvores ja grandes, sempre dando o desdino correto a todo material que foi gerado pelo sistema.
Principais espécies não arbóreas recomendadas para enriquecer o sistema
*Para maior aproveitamento dos nutrientes, a incorporação deve ser realizada no florescimento.
Leguminosas
Crotalária - Crotalaria spp (Incorporação a partir de 4 meses. A C. juncea chega até 2 metros de altura com raízes até 3 metros de profundidade. Atrai mamangavas e abelhas nativas, ainda fornece uma fibra de alta resistência e pode ser usado na alimentação de animais).
Feijão de Porco - Canavalia ensiformis (Incorporação a partir de 4 meses. Raízes com até 3 metros de profundidade, resistente a seca, melhora a porosidade do solo, inibe o crescimento da tiririca. Pode ser usado na alimentação de animais).
Feijão Guandu - Cajanus cajan (Pode ser podado a partir dos 4 meses que rebrota. Cresce em quase todos os solos, sendo muito útil para descompacta-los, tem grande capacidade de reciclar nutrientes, além de liberar um ácido que facilita a absorção do fósforo pelas plantas. O feijão é muito apreciado).
Mucuna-preta - Stizolobium aterrimum (Incorporação a partir dos 4 meses, muito rústica, cresce bem em solos ácidos e pobres. Chega a produzir 40 toneladas por hectare de massa verde, com uma composição rica e variada de nutrientes. Impede a multiplicação da população de nematóides. Pode ser usada na alimentação de animais). É preciso ter cuidado para a mucuna não se alastrar, pois ela pode acabar sufocando plantas que nos interessam.
Mucuna-anã - Stizolobium deeringiana (Incorporação a partir de 3 meses, produz menos massa que a mucuna-preta porém tem a vantagem do ciclo mais curto. Pode ser usada na alimentação de animais).
Labe-labe - Dolichos lablab (Incorporação aos 5 meses, produz, em média, 40 t de massa verde por ha. Em 150 dias, suas raízes chegam a 3,4 metros de profundidade. Pode ser usada na alimentação de animais).
Tremoço - Lupinus sp (O sistema radicular penetra até mais de 2 m de profundidade e fixa até 150 kg/ha de nitrogênio no solo. Pode ser usado na alimentação humana e de animais).
Amendoim forrageiro - Arachis sp (Além do nitrogênio liberado no solo, é uma ótima forrageira).
Ervilhaca - Vicia sativa (Incorporação de 108 quilos de nitrogênio por hectare ao ano, em média, e tem grande capacidade de reciclar outros nutrientes. Outra espécie, a ervilhaca peluda - Vicia vilasa - é mais rústica e precoce, e, por isso, vem sendo bastante utilizada, pode ainda ser utilizada na alimentação de animais).
Calopogônio - Calopogonium mucunoides (Muito rústica, tem crescimento inicial lento, mas, após cinco meses, desenvolve uma camada vegetal de 30 a 60 centímetros de altura. Fixa de 370 a 450 quilos de nitrogênio por hectare/ano).
Asteraceaes
Girassol - Helianthus annuus (Excelente para a sanidade do solo, muito resistente à seca e suporta temperaturas elevadas. Apresenta desenvolvimento inicial rápido inibindo o desenvolvimento de invasoras, atrai polinizadores e insetos predadores, ainda gera uma grande quantidade de biomassa. Pode se comer a semente).
Margaridão - Tithonia diversifolia (Parecido ao girasol)
Cosmos - Cosmos bipinatus (Cresce como espontânia, chegando a não mais que 50 cm de altura, atrai polinizadores e insetos predadores)
Gramineas
Capins em geral - (Crescimento rápido. Na hora de escolher o capim, é preciso ficar atento se a espécie rebrota ao ser colocada na superfície, como é o caso da capueraba. Ou se a espécie possui folha aspera como o colonião, isso é ruim na hora do manejo. Evite ao maximo incorporar capins com sementes para que não brote capim no meio da palhada. Eu gosto do Nâpier - Tithonia diversifolia, devido ao seu rápido crescimento, rebrota rápido e facilidade de se trabalhar).
Milho - Zea sp. (O fruto - milho - pode ser colhido de 3 a 5 meses e usado na alimentação humana e animal, o resto da planta deve ser incorporado ao solo)
Milheto - Pennisetum glaucum (Forrageira para animais).
Vetiver - Chrysopogon zizanioides (Cresce em moitas que chegam a atingir cerca de 2 m de altura e com raízes que podem penetrar até 6 m de profundidade. Os grupos densos de colmo ajudam também a travar o escoamento de água superficial. O plantio de cordões do vetiver tem se mostrado eficiente na conservação do solo e da água em varias regiões do mundo, devido a elevada resistência ao arrancamento pelas enxurradas, característica proporcionada pelo seu extenso e resistente sistema radicular, que estabiliza a planta e agrega o solo. Em virtude de seu rápido crescimento se forma rapidamente densas touceiras que criam barreiras às enxurradas. Pesquisas mostraram que esta espécie é também capaz de recuperar áreas degradadas com o aumento da agregação do solo, e consequente aumento da infiltração da água e redução das enxurradas).
Outras
Nabo-forrageiro - Raphanus sativus (Rústica, tem crescimento rápido que dificulta a infestação de invasoras. Tem raiz pivotante profunda e grande capacidade de reciclagem de nutrientes, especialmente nitrogênio e fósforo).
Árvores Nativas (Leguminosas) de crescimento rápido
!!! Rebrotam com facilidade !!!
Inga - Inga spp. (Diversar espécies, nativas de diferentes áreas, possuem uma madeira mole e pouco resistente, o fruto muito é apreciado pela fauna e até humanos. Algumas espécies são melíferas, a mais conhecida e de maior distribuição é o Inga-de-metro - I. edulis).
Sombreiro - Cliotria fairchildiana (Amazônica de crescimento bem rápido)
Sabiá - Mimosa caesalpiniifolia (Nativa no Norte e Nordeste, de madeira pesada com grande durabilidade, muito usada em moirões. As folhas fornecem uma valiosa forragem para o gado e suas flores são melíferas)
Pau-Jacaré - Pipitadenia gonoacantha (Nativa da mata atlântica, tem a madeira moderadamente pesada, uma das melhores para lenha e carvão).
Angico-Vermelho - Parapiptadenia rigida (Nativa da mata atlântica, tem a madeira pesada e muito resistente, flores melíferas)
Bracaatinga - Mimosa scabrella (Nativa das matas de altitudes de SP até RS, tem a madeira moderadamente pesada com baixa durabilidade, ótima para lenha e carvão).
Guapuruvu- Schizolobium parahyba (É uma das árvores nativas de crescimento mais rápido, a madeira não é muito boa, as folhas caem no inverno e é bastante paisagistica)
Exóticas
Albizia - Albizia lebbeck (Rústica de madeira leve, semidecídua).
Gliricídia - Gliricia sepium (Pode ser usada como moirão vivo, pois rebrota de estacas).
Acácia-Mangium - Acacia mangium (Cresce até 12 metros em 3 anos, madeira de qualidade, muito procurada. Flores melíferas).
Leucena - Leucaena leucocephala (Espécie muito rústica e perene, de madeira leve, necessita uma atenção devido ao potencial de invasão. Pode produzir 100t/ha/ano de massa verde, usada como cobertura morta ou incorporada e fixa de 400 a 1000kg/ha/ano de nitrogênio ao solo).
Outras
Bananeira - Musa sp. (Em solo rico pode se podar a partir dos 7 meses, cria trouxeiras. Ao incorporar no solo, uma quantidade enorme de água vai sendo liberada)
Queria saber de uma planta viscosa,que da muito nas roças quintais eu a conheço como capuerava,aves e animais gostam muito de come-la o que me diz dela?
ResponderExcluirMeu e-mail e jdfatos@gmail.com
ResponderExcluirThe King Casino Resort - Hertzaman
ResponderExcluirFind the perfect 출장마사지 place to stay, herzamanindir.com/ play, and unwind febcasino.com at Harrah's Resort Southern California. casino-roll.com Get apr casino your points now!